Não Existe Sorte; Existe Persistência

sábado, dezembro 31, 2005

Feliz Ano Novo!

Bem, 2005 está a chegar ao fim...
E em breve estaremos em 2006, ano do cão no horóscopo chinês.

2005 foi um ano de algumas mudanças na minha vida. Um ano de perdas, preocupações, mas também de muitas alegrias.

Perdi uma pessoa muito querida, mas ganhei outra. As coisas não acontecem por acaso, quando menos se espera, as melhores coisas acontecem. Foi assim quando eu conheci a Mia. Mas também as coisas más acontecem quando menos se espera. Foi assim a morte do meu avô.

Foi um ano difícil... mas um ano que aprendi muito.

Os meus próximos 365 dias vão também ser bem cheios, como os de qualquer aluno do 12º ano que quer entrar na universidade. Há a parte má (exames, praxes,...), mas há também a parte boa: vamos definir o nosso futuro, ter mais liberdade, mas também mais responsabilidade. No próximo ano será muito importante que possamos contar uns com os outros. Muitas das amizades que criámos ao longo destes (vários) anos vão desaparecer com a entrada na Universidade. Mas eu acredito que muitas irão subsistir. É a essas que temos de nos agarrar nos momentos dificeis.

Como é a última vez que posto neste blog (outos dos ganhos de 2005) este ano, tenho que terminar desejando-vos um 2006 MUITO MELHOR QUE 2005. Espero que daqui a mais ou menos 6 horas comece o melhor ano da nossas vidas (até agora!)

terça-feira, dezembro 27, 2005

Votações VI

Terminou a votação de Natal. Aqui vão os resultados:

Quais as prendas que mais gostavas de receber este Natal?

24%(10)__A garantia de que entras no curso que queres
21%(9)___A mulher/o homem dos teus sonhos
17%(7)___O ordenado do Bill Gates
12%(5)___Um Windows que não esteja sempre a bloquear
10%(4)___A casa dos teus sonhos
7%(3)____Umas peúgas novas
5%(2)____O carro dos teus sonhos
2%(1)____Um 1º Ministro heterossexual
2%(1)____A ressurreição de alguém
0%(0)____Um carro com melhor iluminação
0%(0)____A morte do Mário Soares
O%(0)____último livro do Harry Potter

Na nova votação pretendo descobrir quem foi a personalidade que mais se destacou no ano 2005, pela positiva e pela negativa.

sábado, dezembro 24, 2005

50 Maneiras de dizer "Feliz Natal!"

Albanês - Gezur Krislinjden
Alemão - Frohe Weihnachten
Árabe - Mboni Chrismen
Arménio - Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand
Bielo-russo - Winshuyu sa Svyatkami
Búlgaro - Vessela Koleda
Castelhano - Feliz Navidad
Checo - Vesele Vanoce
Chinês - Sheng Tan Kuai Loh
Chinês (Taiwan) - Kung His Hsin Nien bing Chu Shen Tan
Cingalês (Sri-Lanka) - Subha nath thalak Vewa, Nathar Puthu Varuda
Coreano - Sung Tan Chuk Ha ou Sungtan Chukha
Dinamarquês - Glaedelig Jul
Eslovaco - Vesele Vianoce
Esloveno - Srecen Bozic
Esperanto - Gajan Kristnaskon
Filipino - Maligayang Pasko
Finlandês - Hauskaa Joulua
Francês - Joyeux Noël
Gaélico (Irlanda) - Nollaig Shona dhuit
Georgiano - Gilotsavt Krist'es Shobas
Grego - Eftihismena Christougenna
Groenlandês - Glædelig Jul, Juullimi Ukiortaassamilu Pilluarit
Havaiano - la'le'a Kalikimaka
Húngaro - Boldog Karácsonyt
Hebreu (Israel) - Mo'adim Lesimkha
Hindu (Índia) - Shub Christu Jayanti
Inglês - Merry Christmas
Islandês - Gleðileg Jól
Italiano - Buon Natale
Japonês - Shinnen omedeto
Letão - Priecigus ziemassvetkus ou Laimigu Jauno gadu
Lituano - Laimingu Kaledu
Macedónio - Streken Bozhik
Moldavo - Craciun fericit si un An Nou fericit
Neerlandês - Zalig Kerstfeest ou Prettige Kerstdagen
Nepalês - Krist Yesu Ko Shuva Janma Utsav Ko Upalaxhma Hardik Valthukkal Shuva
Norueguês - Gledelig Jul
Polaco - Boze Narodzenie
Português - Feliz Natal
Romeno - Sarbatori vesele
Russo - Hristos Razdajetsja ou Rozdjestvom Hristovim
Samoês - Manuia Le Kirisimasi
Servo-croata - Sretan Bozic
Sueco - God Jul
Tailandês - Ewadee Pe-e Mai
Turco - Yeni yiliniz kutlu olsun
Ucraniano - Veseloho Vam Rizdva
Ugandês - Webale Krismasi
Vietnamita - Chuc mung Giang Sinh

Dizedo-o de uma maneira bem mais simples do que "Krist Yesu Ko Shuva Janma Utsav Ko Upalaxhma Hardik Valthukkal Shuva" um muito FELIZ NATAL para todos vocês.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Será que o Pai Natal existe?

Ponto Primeiro
Nenhuma espécie conhecida de Rena consegue voar. No entanto existem 300.000 espécies de organismos vivos ainda por classificar. Apesar de a maioria ser insectos e germes, isto não coloca completamente de fora a possibilidade da existência da Rena voadora que só o Pai Natal viu.

Ponto Segundo
Existem cerca de 2 biliões de crianças (-18 anos) no mundo. Mas, já que o Pai Natal não dá presentes às crianças Muçulmanas, Hindus, Judias e Budistas, isto reduz o número de crianças para 378 milhões (de acordo com o Population Reference Bureau). Numa média de 3,5 crianças por habitação, são 91,8 milhões de habitações. Presume-se que pelo menos uma criança se tenha portado bem em cada habitação.

Ponto Terceiro

O Pai Natal tem 31 horas de Natal para trabalhar, isto, de acordo com os diferentes fusos horários e a rotação da Terra, assumindo que ele viaja de Este para Oeste (o que parece ser lógico). Isto resulta em 822,6 visitas por segundo. Ou seja, por cada habitação, o Pai Natal tem um milionésimo de segundo (1/1000s) para estacionar, saltar do trenó, descer pela chaminé, encher as meias de presentes, distribuir os restantes presentes por baixo da árvore de Natal, comer qualquer coisa, subir a chaminé, entrar no trenó e seguir para a próxima casa. Assumindo que todas as 91,8 milhões de paragens estão distribuídas uniformemente à volta da Terra (o que é falso, mas para fazermos estes cálculos, vamos assumir que é verdadeiro), estamos a falar de 1,26 km de distância entre as casas, o que dá uma viagem total de 121 milhões de quilómetros, sem contar com as paragens para fazer aquilo que todos nós temos de fazer pelo menos uma vez em 31 horas, mais comer, etc...
Isto quer dizer que o trenó do Pai Natal se move a 1.046 km por segundo, 3.000 vezes a velocidade do som. Só para comparação, o veículo mais rápido que o Homem construiu, a sonda espacial Ulysses, move-se a uma velocidade de apenas 44 km por segundo - uma Rena vulgar consegue, no máximo, correr a 24 km por hora.

Ponto Quarto
A carga do trenó adiciona outro elemento curioso. Assumindo que cada criança recebe apenas uma peça de lego (900 g), o trenó carrega 321.300 toneladas, sem contar com o Pai Natal, que, segundo consta, é um pouco obeso. Em terra, uma Rena normal não consegue puxar mais de 136 kg. Mesmo que uma Rena voadora (ver ponto 1) consiga puxar 10 vezes mais do que o normal, não conseguimos puxar o trenó nem com oito, nem com nove Renas. Precisávamos de 214.200 Renas. Isto aumentava o peso da carga - sem sequer contar com o peso do trenó - para 353.430 toneladas. De novo, só para comparação, isto é o equivalente a 4 vezes o peso do navio Queen Elizabeth.

Ponto Quinto
353.000 toneladas a viajar a uma velocidade de 1.046 km por segundo geram uma enorme resistência por parte do ar - isto aqueceria as renas a uma temperatura semelhante à de um vaivém a entrar na atmosfera terrestre. O primeiro par de Renas absorveria 14,3 quintiliões de Joules de energia. Por segundo. Cada. Em suma, elas transformavam-se em chamas quase instantaneamente, expondo a Rena que está por detrás e por aí fora. A inteira equipa de Renas seria vaporizada em 4,26 milionésimos de segundo. O Pai Natal, entretanto, seria sujeito a forças centrífugas 17.500,06 vezes maiores que a força da gravidade. Um Pai Natal de 113 kg (o que até é levezinho) seria esmagado contra o assento do seu trenó por 1.957.290 kgf.

Conclusão
Se o Pai Natal alguma vez entregou presentes na noite de Natal, por esta altura já deve estar morto.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Votações V

Terminou mais uma votação do meu blog. Aqui vão os resultados:

Até onde pode Portugla Chegar no Mundial'2006?
36% (5)_____Fica na 1ª Fase
14% (2)_____1º Lugar
14% (2)_____2ª Lugar
14% (2)_____Meias-Finais
14% (2)_____Quartos-de-Final
7% (0)______Oitavos-de-Final

A nova votação já está disponível: "Como classificas o teu ano de 2005?".

P.S. - Será que me podiam dar uma ideia? Estamos no Natal...

sábado, dezembro 17, 2005

Árvore de Natal

Tipo de Árvore: Se possível um pinheiro, já que esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquárius. O pinheiro é, na verdade, o símbolo da Era Aquariana. Localização da Árvore: Se possível no centro da sala ou no leste, aonde o Sol nasce.
Como Enfeitar a Árvore: Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vêm para nos abençoar.

Os Enfeites
Os enfeites significam as virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a Árvore. Vejamos os principais enfeites-símbolos:
1. Os 3 Sininhos: Simbolizam a Santíssima Trindade.
2. Os 7 Anjinhos: Representam os 7 Espíritos Angélicos Santificados, que estão diante de Deus intercedendo por nós; 3. As 12 Bolas: Podem ser mais, obviamente, mas as maiores devem ser ao todo 12, e este número representa as 12 Leis Crísticas, os 12 Salvadores e os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, que nos protegem de todo o mal para algum dia encontrarmos as 12 Verdades de Cristo;
4. As 7 Bengalinhas: Simbolizam as 7 Kundalinis que devemos trabalhar para algum dia encarnarmos nosso Poderes que Divinizam; 5. A Estrela Dourada: Deve ser colocada no topo da árvore em representação da nossa Estrela Interior.
6. A Vela Quadrada de Cor Amarela: Deve ser posta na base da Árvore ou próxima dela, porém com segurança total. Recomenda-se que uma mulher (caso seja possível, grávida) acenda essa velan na noite de Natal.
7. Recipiente com Água: Deve ser posto do lado oposto da vela acesa. Pode ser uma pequena jarra com água (obviamente coberta, para não cair nenhuma impureza). Representa que nos devemos purificar com Água e com Fogo para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa Árvore Natalícia Interna! Ao desmontar a Árvore, no Dia de Todos os Santos, dê essa água de beber a todos os membros da família.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

oh...oh...oh...Merry Christmas

Hoje começam as minhas férias de Natal (finalmente!). É presisamente para falar desta data que aqui estou.Origem do Natal

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exactidão o dia do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do Inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo necessário para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Actualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore na sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

O Pai Natal

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Pai Natal era representado com uma roupa de Inverno na cor castanha. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de Inverno, mas vermelha e branca (as cores da bebida) e com um gorro vermelho com um pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.

sábado, dezembro 10, 2005

Votações IV

Terminou mais uma votação do meu blog. Aqui vão os resultados:

De que tens mais Medo?
18%(9)_____Aulas da Bethi
18%(9)_____Incapacidade Física
14%(7)_____Incapacidade Mental
12%(6)_____Que o Mário Soares seja eleito
12%(6)_____Que o Peseiro vá treinar o teu clube
10%(5)_____Que o Santana Lopes volte
8%(4)______Morte
6%(3)______Que o Bibi seja libertado

Esta votação foi muito renhida, com a Bethi a diputar a vitória com a Incapaciade Física até ao último voto. Acabaram por empatar. É a segunda vitória da Bethi nas minhas votações. A coclusão a que chego analisando os resultados é que vocês preferem morrer a ter aulas com a Bethi.
A nova votação quer saber "Quais as prendas que mais gostavas de receber este Natal?". Esta está dividida em dois tipos de resposta: as primeiras seis mais a sério e as outras seis mais a brincar. VOTEM e se possivel dêm ideias para mais votações...

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Post Para Pensar...

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.
Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres.
Porém, pouco praticou, pois Padre Pafúncio pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los.
Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, pois pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precatar-se.
Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses.
Passando pela principal praça parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pássaros pretos. Pintou, prostrou perante políticos, populares, pobres, pedintes. - Paris! Paris! - proferiu Pedro Paulo - parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província.
Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu:
-Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias?
-Papai - proferiu Pedro Paulo - pinto porque permitiste, porém preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.
Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro!
Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito.
Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo.
Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas.
Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando..."

Permitam-me, pois, pedir perdão pela paciência. Páro pois pretendo parar para pensar...

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Citação do Mês 12.05

"A verdadeira amizade é como a saude: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos."
Charles Colton (1780-1832)

Quantas e quantas vezes não damos valor aquilo que temos? E quantas vezes nos arrepedemos de coisas que fizemos no passado? E quantas não podemos voltar atrás, e pensamos: "porquê é que eu fiz aquilo?".

Frequentemente tomamos como certas coisas que não o são realmente e só depois é que lhes damos o verdadeiro valor. Algumas coisas é preciso perde-las para lhes dar o valor que merecem. Dois casos flagrantes são a saúde e amizade. Quantas vezes a nossa mãe nos diz: "veste o casaco, senão ainda ficas doente!" e nós responde-mos "Não tenho frio."? Três dias depois estamos de cama com uma constipação do caraças. Só nessa altura é que pensamos que se vistiseemos o casaco estavamos no MSN em vez de estarmos fechdos no quarto "de quarentena".

Na amizade acontece exactamente a mesma coisa. Quantas vezes pensamos que seria tão bom se aquele(a) chato(a) nos deixasse em paz. Mas quando lhe dizemos isso e ele(a) nos deixa em paz corremos a pedir desculpa. Até podemos pensar que seria muito mau se nos chateassemos com dada pessoa. Mas garanto-vos que "a dor de pensar" não é comparável à dor de realmente sentirmos que podemos perder aquela pessoa. Ele(a) até pode ter mais culpa, mas ninguém se chateia sozinho, não é?

Não sejam orgulhosos. Não doi nada dizer "desculpa", mas doi perder um grande amigo. Perdoem.

Escrevo hoje este post ( e não mais para o fim do mês, como estava previsto) porque hoje estive demasiado perto de me chatear com alguém cuja amizade é absolutamente imprescindivel para min.

Reconheço que tens razão. DESCULPA.

domingo, dezembro 04, 2005

Votações III

Terminou mais uma votação do meu blog. Aqui vão os resultados:

Para que Universidade queres ir?
46% (6)_____Porto
38% (5)_____Coimbra
15% (2)_____Aveiro
0% (0)______Braga
0% (0)______Lisboa
0% (0)______Faro

A nova votação já está disponível: "Até onde pode Portugal chegar no Mundial'2006?".
A próxima será "Qual a prenda que gostarias de receber este Natal?". Deixem sugestões para as várias hipóteses de resposta. Já agora sugiram também novas votações (se não for grande incómodo...).