Não Existe Sorte; Existe Persistência

segunda-feira, janeiro 16, 2006

O Inferno Celular

Hoje durante a hora livre a seguir a ITI, tivemos uma discussão muito interessante. Estávamos todos muito concentrados a estudar na biblioteca quando a Rafa se sai com uma expressão curiosa: "algumas células cometem apoteose", quando queria dizer apoptose. Volvidos alguns minutos a já citada Rafa sai-se com esta observação, e passo a citar "ah e tal, as células que cometem suicídio celular vão para o inferno...". Ora bem, eu disse-lhe logo que isso era mentira, porque as células não são seres vivos, logo não podem ir para o inferno. Segundo a religião cristã é isso que acontece a quem comete suicídio. Ela prosseguiu com a teima. E eu também. O Igor e o Broas intervieram na discussão, tomando o meu partido. Mas nem assim ela se deu por vencida. Segundo a Rafa, as células são seres vivos, pois são elas que permitem que nós vivamos. E já que não são seres mortos...

Ela afirma que todas as células que cometem apotose vão para o Inferno, pois essa prática é condenada pelos cristãos.E esta discussão prolongou-se por cerca de uma hora, interrompida pelos constantes "vai levar no grelo" do bicho.

Apesar da duração do debate não fomos capazes de chegar a uma conclusão (que a Rafa achasse aceitável). Por isso peço-vos para deixarem a vossa opinião sobre este importante tema. Fiz também uma votação especial com o objectivo de saber o que é que acham os leitores deste blog.

3 Comentários:

  • Às janeiro 17, 2006 9:15 da tarde , Blogger Unknown disse...

    o tó perdeu-se um pouco pelo caminho... o objectivo não era verificar a origem das células, mas sim esta realidade: "Quando uma célula comete apoptose, ela vai para o INFERNO??"

    ok, é certo que o "suícido" celular é algo que já está programado no código genético da célula, para que quando ela seja desnecesária ou algo corra mal, ela morra sem dar nas vistas.

    - para que as células vão para o inferno é necessário que elas tenham alma, e isso, é quase dogmático, só os seres racionais acreditam que têm;
    - nem todos os seres humanos (dos que têm alma) acreditam numa religião que condena ao inferno as pessoas que se suicidam;
    - nalgumas religiões (a católica, por exemplo) as pessoas que se suicidam não têm direito a funeral, logo não devem ir para o paraíso. destino alternativo: inferno;
    - a grande parte das pessoas que vêem notícias de outras pessoas que se suicidam, pensam que os "suicidados" vão para o inferno, mas é porque acreditam que seria isso que lhes aconteceria. será que a pessoa que se suicidou considerou essa hipótese??
    a meu ver, não! se não estava bem com a vida que levava, sabia que ao suicidar-se iria para um sítio melhor, o que exclui naturalmente o inferno.

    outra questão "Mas só vão para o inferno aquelas células que são organismos UNIcelulares, ou até mesmo as dos organismos pluricelulares?"

    - se considerarmos que uma célula individual é um ser (por exemplo a AMEBA), e se ela comete apoptose ela só vai para o inferno se nós acharmos isso. logo isto varia de pessoa para pessoa!
    - se for considerada uma célula de um organismo pluricelular, é um pouco estranho considerar que ela vai para o inferno só porque cometeu apoptose: se chegou a hora dela ou o que quer que ela viesse a fazer só desse merda, que vantagens é que havia que essa célula permanecesse no organismo? ZERO! logo, ou ela se suicidava ou era fagocitada!



    já agora, um aspecto importante: quem somos nós para julgar quem vai para o paraíso ou inferno? lá porque clonamos ovelhas e vacas e obtemos insulina a partir da Escherichia coli não nos podemos considerar DEUS, nem querer fazer o seu trabalho.

    ainda mais importante, porque raio é que nos estamos a meter na vida da célulazinhas, tão pequeninas que nem sequer se podem defender??? aí simm, reside a verdadeira questão!!!


    ah! e a rafa não tem razão :P
    CHEERS & CHEETOS

     
  • Às janeiro 20, 2006 5:46 da tarde , Blogger Unknown disse...

    Mas quem é Deus, afinal?

     
  • Às janeiro 21, 2006 2:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    se as células vão pr o "inferno" dependendo do portador, ou seja, a religião, pr onde é q vão as minhas, andar de bicicleta? Rafa admite perdeste... debate isso com o Leo vai ser intressante!!!!

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial